10 dicas para ser um bom convidado

1. Responda o mais rápido possível

Responda ao seu convite assim que você o receber, independentemente se isso foi ou não solicitado pelo anfitrião. Dessa forma, além de valorizar o convite, você também valoriza as pessoas que pensaram em você e na sua família.

 

2. Leve alguma coisa

Pergunte se você pode contribuir com alguma coisa, como aperitivo, prato ou sobremesa. A dona de casa pode se sentir aliviada, ou simplesmente vai agradecer a gentileza. Mas lembre-se, nunca, em hipótese alguma, leve um prato sem perguntar aos donos da festa antes. Se você quiser levar uma bebida, pense em fazer isso a título de presente.

Imagine se você fizer a sua carne assada favorita, e o cardápio for vegetariano? Ou ainda se você fez aquela torta de espinafre, e a refeição vai ser uma sopa? Ainda que você leve uma bebida como presente, ou ainda alguns doces, não pense que serão servidos durante a janta, pois os anfitriões podem ter preparados outras coisas.

 

3. Alguma ajuda

Já que você não pode levar alguma comida ou bebida, ou ainda os anfitriões recusaram qualquer colaboração, pergunte se eles querem alguma ajuda nos preparativos do cardápio. Em todos os casos, não insista muito, pode parecer desagradável.

 

4. Chegar antes

Se você tiver alguma intimidade com os donos da festa, pergunte se você pode chegar mais cedo, para ajudá-los com os últimos preparativos.

 

5. Estar na hora

Não se atrase. Se o cardápio é específico, como uma janta, evite sempre qualquer atraso. Mas se a festa for apenas com salgadinhos ou comidinhas informais, você até pode pensar em passar alguns minutos do horário marcado.

 

6. Ajuda na limpeza

Pergunte se você pode ajudar a recolher os pratos pelo menos. Tente fazer isso diretamente, sem chamar a atenção. Se alguém ainda estiver pensando em continuar comendo, ao ouvir isso pode desistir.

 

7. Na cozinha

Pergunte, também discretamente, se tem algo para organizar na cozinha.

 

8. Socializando

Faça a sua parte sendo simpático com todos os outros convidados. Se você já é “da casa”, procure apresentar uns aos outros. Muitas vezes os anfitriões estão ocupados com outros detalhes importantes, e podem deixar isso passar. Você é parte da química que vai fazer a festa ser um sucesso.

 

9. Evite polêmicas

Festas não são espaços para você discutir assuntos polêmicos. As pessoas podem ter bebido um pouco mais, ou ainda podem não gostar do seu tom ou do tema. Deixe isso para quando você é o anfitrião em sua própria casa, e conhece todos os outros convidados.

 

10. Beba com responsabilidade

Beba com responsabilidade. Sua anfitriã pode estar servindo bebidas alcoólicas para complementar a refeição, mas isso não significa que ela quer ter um grupo de bêbados desleixados no final da festa. Além disso, se você voltar dirigindo, pense que álcool e direção não combinam, definitivamente.

Comentários

Deixe um comentário