Cozinhando na Festa com Crianças

Crianças sempre estão dispostas a curtir duas coisas: comida e diversão. Então, o que poderia ser mais atraente do que uma festa que conseguisse oferecer tanto um quanto o outro?

Abaixo você encontrará tudo que precisa para ajudar seus filhos brincar com a comida (de forma saudável, claro). Ideal para uma festa de aniversário especial, seja em buffet ou até mesmo na sua cozinha. Você pode pensar na lasanha com muitas camas de queijo, em uma sobremesa muito saborosa, mas não pode esquecer os aventais e de prender os cabelos!

Prepare tudo com antecedência, e depois deixe que os pequenos chefs assumam o controle (sem deixar de lado a supervisão rigorosa).

Duas semanas antes:
Escolha uma data em que você tenha tempo para ficar à disposição dos pequenos. Esse tipo de festa deve contar apenas com eles, sem adultos ou pais. Pense em convidar apenas alguns poucos, para que possam ajudar na supervisão.

Com a data definida, pense logo se vai querer fazer na sua casa, ou em um buffet. Avalie o espaço disponível. Se a sua casa é pequena, pense em montar essa estrutura em um belo buffet infantil (Alguns já tem toda essa estrutura pronta). Defina tudo isso e apronte os convites.

Uma semana antes:
Pense no cardápio que os pequenos vão fazer. No máximo um salgado e um doce, nada mais do que isso. Pratos salgados como lasanha ou sanduíches podem ser perfeitos. Para o doce, pense em brigadeiros ou pequenos bolos, como cupcakes.
Depois do menu definido, compre os alimentos não perecíveis, e organize uma lista com aqueles que deverão ser comprados depois.

Três dias antes:
Procure em lojas especializadas em festas, alguns chapéus de chef. Nesses mesmos lugares você vai encontrar pratos e talheres de plástico. Não abra mão do plástico!

Dois dias antes:
Organize as ilhas de preparos com mesas e utensílios para todos.

Um dia antes:
Compre os ingredientes mais sensíveis. Organize kits prontos com os chapéus, aventais e utensílios plásticos. Deixe tudo que for possível pronto e reserve.

No dia da festa:
Corte tudo e deixe nas ilhas todos os ingredientes do prato salgado. Se for de fato uma lasanha, utilize para as camadas, massa de panqueca. Assim você poderá deixá-las com eles, enquanto montam as suas próprias lasanhas. Ou, se preferir, pense em pizza, e deixe os discos à disposição de todos.

Depois de prontos, pegue os pratos e leve-os para o forno. Você terá de 20 a 30 minutos para que eles organizem a sobremesa. Ela deve ser prática e fácil, e, de preferência, não exigir uso do forno ou geladeira (Você não terá tempo para isso).

Depois de pronta, guarde a sobremesa e leve todos para a mesa. É hora de comer!

Garfos e facas plásticas, pratos vazios, e toda a turma com muita fome. Pense em colocar a bebida nessa hora, e assim que a comida chegar, vá servindo. Avise que devem tomar cuidado para não se queimar com o alimento.

Depois de todos estarem com a barriga cheia e satisfeitos, você pode convidá-los para limpar toda a bagunça.

Comentários

Deixe um comentário