Receita de Bala de Goma

Fazendo bala de goma

Receita Bala GomaOs doces, assim como os convidados, os balões e os presentes são peças fundamentais de uma festa. Você não pode esquecer-se de encher os balões, da mesma forma que não pode esquecer-se de comprar as balas.
Porém, se você não quiser comprar as balas, mas sim fazê-las, comece pelas famosas balas de goma, e você não vai se arrepender. Veja abaixo uma receita fácil e prática:

1 litro de água
1kg de açúcar
150g (7 colheres de sobremesa) de glicose
50g (5 colheres de sobremesa) de agar agar
2,5ml (1 colher de chá) de essência do sabor desejado
2,5ml (1 colher de chá) de corante, conforme o sabor da essência
Amido de milho para encher as assadeiras
Açúcar cristal para passar as balas

Balinha de GomaPrimeiro encha uma assadeira, até a borda com o amido de milho. Procure nivelar com uma faca e reserve uma parte desse amido. Com o cabo de uma faca ou de uma colher de pau, faça os buraquinhos, mas não chegue ao fundo da assadeira.
Leve ao fogo, numa panela grande, a água e o açúcar. Depois que esquentar um pouco coloque a glicose. Quando atingir a temperatura de 105ºC (se você não tiver um termômetro, deixe ferver por 20 minutos), acrescente o agar agar e mexa com um batedor rapidamente. Divida em vasilhas, para dar o sabor e a cor. Coloque a mistura feita com a essência e o corante de cores e sabores diferentes em cada uma das vasilhas. Misture até obter uma calda homogênea. Coloque a calda numa vasilha com bico (um sabor de cada vez), encha os buraquinhos e cubra com o amido de milho reservado. Deixe descansar por 24 horas.

Retire as balas da assadeira, coloque numa peneira e lave em água corrente para retirar toda a farinha. Quando secar passe no açúcar cristal. Simples! Suas balas estão prontas e já podem ser consumidas.

Bala Goma CoraçãoClaro que para ir à mesa da sua festa elas podem ganhas embalagens bem coloridas, ou ainda podem ir paras nos saquinhos que você vai entregar no fim da festa.

Tem outras opções bem divertidas como fazer um “churrasquinho de balas de goma”. Leve todas para um palito de churrasco e sirva para as crianças dessa forma.

Se preferir algo ainda mais divertido, cubra uma bola de isopor com essas balas, colocando-as em palitos de dente. Para um melhor efeito você deve ter no mínimo duas cores diferentes de balas de goma.

Balas Goma ColoridasE mais, você pode pegar uma placa de isopor e utilizar as balas de goma para escrever o nome do seu filho, e ainda desejar um feliz aniversário a ele. Certamente você terá que permitir que em algum momento essa decoração seja consumida, mas o importante é todos se divertirem muito!

Comentários

Deixe um comentário